segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Unidade 1

Cumprimentar:
Olá!
Bom dia! / Boa tarde! / Boa noite!
Como está? / Como estás?
Tudo bem?
Bem, obrigado. / Bem, obrigada.

Despedir-se:
Até amanhã!
Até logo!
Adeus!

Apresentar-se / Apresentar alguém:
Sou...
Chamo-me...
Ela chama-se...
Ele chama-se...
Ela é...
Ele é...
Este é...
Esta é...
Muito prazer.
Muito gosto.
... de Portugal (de)
... da Lituânia (de + a = da)
... da Rússia ( de+ a = da)
... da Polónia (de+ a = da)
... da Bielorussia (de + a = da)
... dos Estados Unidos (de + os = dos)
... do Japão (de + o = do)

Verbo SER:
Eu sou
Tu és
Ele é / Ela é
Nós somos
Vocês são / Eles são / Elas são

Verbo TER:
Eu tenho
Tu tens
Ele tem / Ela tem
Nós temos
Vocês têm / Eles têm / Elas têm

Verbo FALAR:
Eu falo
Tu falas
Ele fala / Ela fala
Nós falamos
Vocês falam / Eles falam / Elas falam

Verbo MORAR:
Eu moro
Tu moras
Ele mora / Ela mora
Nós moramos
Vocês moram / Eles moram / Elas moram

Sem comentários: