(A) Comece na avenida Gedimino. Em frente do “McDonalds” há o shopping center “Grand Duke Palace”. Olhe para cima) e vai ver uma escultura de São Jorge, o padroeiro dos cavaleiros. Esta escultura é uma substituição da escultura original, que existiu aqui desde 1895 até à primeira guerra mundial. Antigamente neste lugar existiu o hotel “St. George” e a escultura foi um símbolo da avenida Gedimino.
(B) Então entre na rua Jogailos, siga por esta rua e corte na terceira rua à direita. Está na rua Kalinausko? Siga por esta rua até ao prédio número 1 e lá vai ver uma praça. Nesta praça há um monumento do músico de roque famoso Frank Zappa. Este monumento foi construído por um grupo de fans de Frank Zappa no ano de 1996.
(C) Agora siga em frente pela rua Kalinausko, vire na primeira rua à esquerda (rua Tauro) e no fim desta rua vire à direita. Siga até ao cruzamento com a rua Mindaugo e à esquerda vai ver uma pequena escultura de um menino. Este menino é o jovem escritor francês Romain Gary, que passou a sua infância em Vilnius, num prédio na rua Basanaviciaus. As suas memórias de infância estão escritas no livro “La Promesse de l’aube”. Romain Gary é um escritor único que foi laureado com o Prêmio Goncourt duas vezes.
(D) Volte à rua Basanaviciaus e siga por essa rua até ao cruzamento com a rua Pylimo. Vire à direita e siga pela rua Pylimo até uma pequena praça entre as ruas Raugyklos e Sv. Stepono onde há uma escultura do ovo. É um ovo de Páscoa. Esta escultura simboliza o renascimento desta região de Vilnius (antes, este ovo esteve em Uzupis).
(E) Vire à esquerda na rua Rudninku, siga em frente e vire outra vez na segunda rua à esquerda. Está na rua Dysnos. No fim desta rua vai ver uma escultura do Doutor Aibolit (Doctor „Ow, it hurts!“), uma personagem do livro para crianças de Korney Chukovsky. O protótipo desta personagem é um médico judeu que viveu em Vilnius. Este monumento foi construído no ano de 2007 no antigo gueto dos judeus.
(trabalho apresentado pela aluna Justina Aleliunaite)
Sem comentários:
Enviar um comentário