quarta-feira, 10 de outubro de 2007

"OLÁ VILNIUS" NA IMPRENSA PORTUGUESA

Lituânia: Embaixada de Portugal cria blog para dar apoio aos alunos de português

A Embaixada de Portugal na Lituânia criou um blog de apoio aos alunos de português naquele país, que neste momento já ultrapassou os seus objectivos iniciais e se transformou num meio de promover a cultura portuguesa – informa a Lusa.

"Olá Vilnius" é o nome do blog que nasceu em Janeiro passado, depois de a língua portuguesa ter começado a ser leccionada na universidade.

"Começámos no ano passado, pela primeira vez, a ter o português na universidade", disse à agência Lusa o embaixador de Portugal na Lituânia, António Tânger Corrêa. Contactado telefonicamente a partir de Lisboa, o diplomata adiantou que a língua portuguesa é uma disciplina curricular, que tem a particularidade de ser leccionada na universidade e na embaixada para os trabalhadores-estudantes.

"Como a universidade não tem instalações suficientes, fizemos um acordo e as aulas dos trabalhadores-estudantes são leccionadas aqui na embaixada", explicou. António Tânger Corrêa sublinhou que as aulas são leccionadas por um professor português, que é, simultaneamente, leitor do Instituto Camões na Lituânia. Pouco tempo depois de as aulas terem começado, surgiu a ideia de se criar um blog para dar apoio aos alunos lituanos que decidiram aprender português.

"É um instrumento interactivo, em que eles não só têm uma visão diferente do ensino, como da cultura e da realidade portuguesas", afirmou o embaixador. "Como interactivo que é, os alunos participam, tiram dúvidas relacionadas com a língua portuguesa, fazem críticas aos filmes portugueses que vêem, entre outras coisas", acrescentou. Neste momento, o blog conta com 34 colaboradores, a maioria lituanos, e, além de "ensinar" as expressões portuguesas para se cumprimentar, dizer a profissão e a nacionalidade, explica também o que são os azulejos portugueses, o que é o fado, o Carnaval, o Santo António, as fogueiras de São João e a História de Portugal, entre outros. "Olá Vilnius" contém também músicas portuguesas, promove filmes portugueses e está ilustrado com várias actividades culturais que decorrem na embaixada de Portugal.

"Exibimos filmes, concertos e trazemos poetas ou escritores. Ontem (segunda-feira) esteve cá o José Luís Peixoto, que fez um serão de leitura e foi muito interessante", disse António Tânger Corrêa, que está há dois anos na Lituânia. Sublinhando que o blog é para continuar, o embaixador referiu ainda que a embaixada tem também "um pequeno jornal", publicado mensalmente, destinado igualmente ao apoio da língua e cultura portuguesas. O diplomata disse ainda que no final do passado ano lectivo foram entregues 50 diplomas aos estudantes de português. Este ano, estão mais 50 alunos inscritos, sendo a "admiração por Portugal" o principal factor que leva os lituanos a querer aprender português.

"Portugal é um país muito admirado. Consideram-no uma história de sucesso porque soube sair de uma situação difícil, aproveitar bem a entrada na União Europeia, desenvolver-se bastante num certo período de tempo e ter uma história antiga e rica que eles admiram", disse o embaixador. A somar a tudo isso, António Tânger Côrrea afirmou que os lituanos têm também uma "atracção" por África e pelo Brasil.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora muito bom dia!
Já era admirador do blogue da Embaixada de Portugal em Brasília. A ideia do meu bom Amigo Francisco Seixas da Costa é excelente e a sua concretização é, se possível, ainda melhor. Rendido fiquei à iniciativa e registei-a no meu blogue www.travessadoferreira.blogspot.com.
Um homem nunca sabe o que vem a seguir. Não há, para tal, ecografia, como acontece com aquelas a que as Senhoras se sujeitam, quando grávidas, para saber se vão ter um menino ou uma menina e vice-versa.

Descobri agora que em Vilnius, onde se encontra o Embaixador António Tânger existe igualmente um blogue, criado sob a sua égide e que fundamentalmente apoia os alunos de Português na Lituânia.

Conheci António Tânger na véspera da sua partida para Goa, em casa de um diplomata indiano em Lisboa, ali para Miraflores. Iria ser o Cônsul Geral de Portugal em Goa.

A minha mulher Raquel Alcântara de Melo é goesa e eu próprio já corri a Índia desde Cachemira até ao cabo Trinvandum, de Bombaim a Calcutá e por aí fora.

Entrevistei Indira Gandhi, como primeira ministra e Rajiv Gandhi também como chefe do Governo - para o Diário de Notícias de que era chefe da Redação. E tenho muitos Amigos espalhados pelo subcontinente, entre os quais avulta o Eduardo Faleiro.

Pois bem, naquela noite - em que avultou um magnífico jantar... - tive a oportunidade de falar muito com António Tânger Corrêa que fez o favor de me aturar umas boas horas. Tema natural - Goa. Toda a gente meteu a sua colherada, do que resultou um belo convívio.

Naturalmente que falámos da língua portuguesa em Goa. E António Tânger muito entusiasmado estava com a possibilidade de participar pessoalmente no ensino do Português numa terra onde ainda vária gente se expressava na língua de Camões, Pessoa e muitos outros. Inclusive familiares directos de minha mulher.

Pois bem, agora descubro que o António Tânger «reincide» em Vilnius. E se «a nossa Pátria é a nossa Língua» que melhor forma de apoiar, uma vez mais, o ensino do Português na Lituânia do que criar este blogue. Cidade onde também estive acompanhando o então Presidente do Tribunal de Contas e depois Ministro das Finanças, António de Sousa Franco.

A idade é um posto, diz-se na tropa. Já cá cantam 66 anos, mas não me sinto um «ancião». Se calhar é veleidade...

Aqui deixo um abração de parabéns ao Embaixador Tânger Corrêa. Que siga em frente por esta causa. Bem-haja.

ferreihenrique@gmail.com

evelina disse...

I'd love to read it in english :-)

Jolita disse...

Evelina, maybe this will help:
http://babelfish.altavista.com/

evelina disse...

Of course ;)