terça-feira, 9 de outubro de 2007

VAZIO...




Vazio,
construção imaginada e transparente,
que ocupa espaço e sufoca.
Matéria etérea que vagueia entre
os dedos da saudade
e o corpo do desejo.
Coisa nenhuma que enche a alma,
devora o sorriso e
passeia-se pelo espaço onde ontem
tu estavas.
Vazio,
o copo que habitualmente se enche pela manhã,
o som dos teus passos pela casa,
o cheiro do lençol onde adormeces…
Vazio,
é o nome do monstro que me mata.




2 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

Olá Vilnius!
Descobri-vos numa notícia que acaba de sair na Agência LUSA!

Se quiserem aprender um pouco sobre a nossa cultura marítima, vão até ao Atlântico Azul!

Um abraço!

Raquel Sabino Pereira disse...

Transcrevo a notícia que acaba de sair:

«Lituânia: Embaixada de Portugal cria blog para dar apoio aos alunos de português

2007-10-09, 15h11

Lisboa, 09 Out (Lusa) - A Embaixada de Portugal na Lituânia criou um blog de apoio aos alunos de português naquele país, que neste momento já ultrapassou os seus objectivos iniciais e se transformou num meio de promover a cultura portuguesa.

"Olá Vilnius" é o nome do blog que nasceu em Janeiro passado, depois de a língua portuguesa ter começado a ser leccionada na universidade.

"Começámos no ano passado, pela primeira vez, a ter o português na universidade", disse à agência Lusa o embaixador de Portugal na Lituânia, António Tânger Corrêa.

Contactado telefonicamente a partir de Lisboa, o diplomata adiantou que a língua portuguesa é uma disciplina curricular, que tem a particularidade de ser leccionada na universidade e na embaixada para os trabalhadores-estudantes.

"Como a universidade não tem instalações suficientes, fizemos um acordo e as aulas dos trabalhadores-estudantes são leccionadas aqui na embaixada", explicou.

António Tânger Corrêa sublinhou que as aulas são leccionadas por um professor português, que é, simultaneamente, leitor do Instituto Camões na Lituânia.

Pouco tempo depois de as aulas terem começado, surgiu a ideia de se criar um blog para dar apoio aos alunos lituanos que decidiram aprender português.

"É um instrumento interactivo, em que eles não só têm uma visão diferente do ensino, como da cultura e da realidade portuguesas", afirmou o embaixador.

"Como interactivo que é, os alunos participam, tiram dúvidas relacionadas com a língua portuguesa, fazem críticas aos filmes portugueses que vêem, entre outras coisas", acrescentou.

Neste momento, o blog conta com 34 colaboradores, a maioria lituanos, e, além de "ensinar" as expressões portuguesas para se cumprimentar, dizer a profissão e a nacionalidade, explica também o que são os azulejos portugueses, o que é o fado, o Carnaval, o Santo António, as fogueiras de São João e a História de Portugal, entre outros.

"Olá Vilnius" contém também músicas portuguesas, promove filmes portugueses e está ilustrado com várias actividades culturais que decorrem na embaixada de Portugal.

"Exibimos filmes, concertos e trazemos poetas ou escritores. Ontem (segunda-feira) esteve cá o José Luís Peixoto, que fez um serão de leitura e foi muito interessante", disse António Tânger Corrêa, que está há dois anos na Lituânia.

Sublinhando que o blog é para continuar, o embaixador referiu ainda que a embaixada tem também "um pequeno jornal", publicado mensalmente, destinado igualmente ao apoio da língua e cultura portuguesas.

O diplomata disse ainda que no final do passado ano lectivo foram entregues 50 diplomas aos estudantes de português.

Este ano, estão mais 50 alunos inscritos, sendo a "admiração por Portugal" o principal factor que leva os lituanos a querer aprender português.

"Portugal é um país muito admirado. Consideram-no uma história de sucesso porque soube sair de uma situação difícil, aproveitar bem a entrada na União Europeia, desenvolver-se bastante num certo período de tempo e ter uma história antiga e rica que eles admiram", disse o embaixador.

A somar a tudo isso, António Tânger Côrrea afirmou que os lituanos têm também uma "atracção" por África e pelo Brasil.

MCL.

Fonte: Agência LUSA»